6 de julho de 2009

XV - O Diabo


Esta figura representando o Diabo pertence ao tarot Russo de São Petersburgo de Yuri Shakov e Cynthia Giles editado por US Games em 1992.
"A cara do Diabo assemelha-se a Josef Stalin que governou a URSS por 30 anos. O seu corpo musculoso significa a intensidade do seu poder, as tatuagens significam a sua poderosa tendência para o crime e as asas de morcego simbolizam o alcance do seu poder. A estrela de polícia sobre ele simboliza o alcance das suas vitórias, os chifres mostram os contactos diabólicos que fazia para obter as suas vitórias. Os dois olhos no seu peito são a vigilância da polícia secreta. As correntes do Diabo prendem um homem e uma mulher privados dos seus direitos civis." - explicação dos autores.
Ora, o Diabo é o 15º Arcano Maior do tarot e para o entendermos precisamos de ter em conta os seus significados mais comuns que são uma força de ilusão e de opressão.
Como principal ilusão podemos considerar o materialismo que está geralmente relacionado com uma preocupação exagerada com o dinheiro, mas o Diabo tenta convencer-nos que nada existe para além do mundo dos sentidos.Assim, o Diabo não dá à vida qualquer componente espiritual pois o materialista só procura satisfazer desejos pessoais, como os monetários, os sexuais e os políticos.
O poder do Diabo está na ilusão de que nada mais existe para além dele.O Diabo significa ser escravo dos seus desejos em vez de agir da maneira que considera melhor. Podemos dizer que o Diabo corresponde ao lado sombrio de muitas cartas de Tarot: comparado com o Mago, ele é a magia negra, com a Papisa pensa-se em hipocrisia, com o Sumo Sacerdote dá-se a valorização do materialismo, com os Amantes temos o lado dominador, desumano e atrofiado pela lascívia, com a Justiça surge a força corrupta e presunçosa, com a Força a voracidade desenfreada, com a temperança vem o excesso.Resumindo, quando nos surge a carta do Diabo surge também a ilusão do homem perante os seus desejos e sonhos, a acção mágica, o poder paranormal. Indica a sujeição ao egoísmo, à arrogância e ao orgulho.
Precisamos romper as correntes que criamos para nós mesmos com as nossas paixões e apegos para conseguirmos evoluir de um modo emocional, físico e espiritual.
Afirmações:- Não permito que ilusões ou desejos me escravizem. Consigo resolver todos os problemas pois trabalho o meu poder de comunicação.
- Eu sou a força.
- Eu controlo os meus instintos.
- Eu consigo expressar-me com clareza.
- Eu sou o poder das escolhas certas.

Sem comentários: