11 de junho de 2009

XIV - Temperança


Esta carta pertence ao Tarot Sensual Wicca de Nada Mesar e Elisa Poggese publicado por Lo Scarabeo em 2007.
Uma figura, geralmente feminina, deita o conteúdo de um vaso para outro. Esta carta é o 14º Arcano Maior, podemos considerá-lo o Arcano do bom senso, da benevolência, da confiança, é uma figura serena e equilibrada, é a união bem sucedida entre o consciente e o inconsciente, é a tranquilidade, a paz e a harmonia interior.
Podemos dizer que a Temperança é a "medida certa", é a combinação harmoniosa de corpo, alma e espírito, a habilidade de combinar espontaneidade com conhecimento.
Como significados da carta podemos lembrar-nos de moderação, equilíbrio em tudo e na escolha do caminho do meio, a acção recta (que pode ser não fazer nada).
A Temperança também pode significar a combinação de actividades e sentimentos para ter como resultado um sentimento de harmonia e paz. Se, numa leitura mostra uma pessoa dividida por exemplo, entre paus e copas (actividade e passividade) ou copas e ouros (fantasia e realidade) então, a Temperança, a moderação e a acção a partir de um sentido íntimo da vida pode indicar como juntar estas situações.
Exercício de Meditação:- O objectivo é encontrar o equilíbrio interior, paz e serenidade.
Comece por se preparar colocando, na sua frente, dois jarros, não completamente cheios de água (o fluir natural das emoções) e a carta número 14, a Temperança. Pode colocar um incenso agradável (o de hortelã é calmante), uma vela azul acesa (o azul representa tranquilidade, calma e a verdade interior, a vela acesa é o próprio Eu), a junção destes elementos é o equilíbrio, uma música calma e se quiser uma jarra com flores.
Escolha uma posição confortável, as mãos devem estar sobre o colo, descontraídas e abertas e a carta deverá estar na sua frente. Feche os olhos, comece por respirar de forma profunda e descontraída. Observe a sua respiração, deixe-a fluir por todo o seu corpo. À medida que respira, sinta todo o corpo ficar relaxado. Inspire e expire até sentir que o corpo está pesado e completamente relaxado.
Abra os olhos e observe atentamente a carta durante uns minutos.
Feche os olhos e visualize duas bolas de luz a flutuar por cima da sua cabeça: uma chama azul calmante e relaxante e outra dourada. Inspire e expire de forma profunda. Atraia para o seu corpo estas bolas de luz. Deixe as duas cores se misturarem numa só de forma harmoniosa e descerem pela sua cabeça, relaxando o seu rosto, a sua garganta, ombros, braços, mãos e dedos.
Deixe-se preencher por esta luz calmante e relaxante, Ela invade o peito, a barriga, os quadris, a perna direita e o pé, a perna esquerda e o pé; todo o corpo está a ser invadido por esta luz que lhe vai transmitir paz, calma e harmonia. Sente-se muito bem; o seu corpo absorveu uma grande quantidade de energia.
Abra os olhos e volte a olhar para a carta da Temperança, mais ou menos durante 3 minutos, para absorver a sua energia. Lembre-se dos seus conceitos (equilíbrio, paz, serenidade, auto controlo). Neste momento estará a sentir-se muito bem e bastante equilibrado. Pegue nos jarros de água e misture a água existente em ambos num só, misturando de um jarro para outro. Sinta a fluidez deste acto. Repita-o várias vezes, concentrando-se na mistura das águas.
Auto-Afirmação: Eu sou o equilíbrio, a paz e a serenidade todos os dias.
Encerre.
Este exercício pode ser feito várias vezes.
Afirmações (conselhos) para a carta da Temperança:- Tenho segurança, auto controlo e disciplina perante todas as situações da vida. Toda a ansiedade é deixada de fora nas decisões que eu tomo.
- Eu sou a ponderação.
- Eu sou a confiança.
- Eu sou o auto controlo.
- Eu sou a estabilidade.

Sem comentários: