19 de setembro de 2008

I - Mago

Vamos agora falar do Arcano maior com o número I - O Mago (este Mago pertence ao Tarot of the Spirit de Joyce Eakins publicado por US Games no ano de 1992).
Os baralhos mais antigos de tarot ilustravam o Mago como um ilusionista ou mesmo um malabarista. A maioria dos tarots modernos seguem o Tarot de Waite e apresentam o Mago erguendo, cuidadosamente, uma varinha mágica.
Temos representada, nesta figura a consciência, a acção e a criação pois ele simboliza a ideia da extracção de qualquer coisa real das possibilidades da vida e isto é apresentado com a colocação dos quatro símbolos dos arcanos menores, sobre a mesa que se encontra à sua frente.
A posição da maioria dos Magos, com uma mão apontada para o céu e outra para a terra, podemos afirmar que não está a fazer encantamentos ou a conjurar demónios, podemos sim, olhar para ele como um "pára-raios" pois ao abrir-se para o espírito (mão para cima) atrai a energia para dentro de si e depois encaminha-a para a terra, para a realidade (mão para baixo).
No Ocidente há a tendência para considerar o Mago como um manipulador, este tipo de imagem resulta um bocado dos próprios magos quando se prestam a fazer encantamentos, pelas mais variadas razões mas também vem um bocado da igreja que vê nos magos uma certa competitividade, pois estes tratam directamente com o espírito em vez de usarem os sacerdotes como intermediários.
Ainda podemos ver no Mago o xamã ou curandeiro.
Esta carta representa antes de mais, a consciência do poder, a possibilidade de iniciar projectos válidos e responsáveis, força de vontade perfeitamente canalizada para um objectivo.
Com a carta do Mago a pessoa tem a possibilidade de dirigir a sua força através da vontade para o seu objectivo definido. Quando olhamos para esta carta vimos aí representada a inteligência, a destreza e um propósito activo de vida. A sua energia é usada no momento em que enfrentamos os desafios com consciência e dominamos os problemas sérios.
Encontramos aqui o segredo da profunda harmonia entre o conhecido e o desconhecido e a certeza interior que daí resulta pode mover montanhas.
Exercício de Meditação
Sente-se confortavelmente, coloque à sua frente a carta O Mago. Olhe atentamente por uns instantes para este Arcano. Feche os olhos, relaxe o seu corpo e a sua mente. Inspire e expire profundamente, várias vezes sem pressa. Sinta todo o seu corpo a descontrair. Normalize a sua respiração e inicie a sua viagem. Imagine que está numa estrada de terra batida. Ao longe, avista uma pequena casa, uma casa simples. Dirija-se para lá.
A porta abre-se. À sua frente está um homem jovem, de cabelo loiro e de olhar vivo e brilhante.
Não tenha medo, pode entrar, este jovem é o Mago, ele está a trabalhar e sobre a sua mesa pode observar os seus instrumentos de alquimista. O Mago tudo pode, tudo transforma, ele tem o poder de captar as energias do Céu e da Terra. O Mago convida-o/a a aproximar-se da sua mesa, vá. Ele está pronto para ser agora o seu mestre, irá ensiná-lo/a a usar a sua força e energias para transformar o que for preciso na sua vida. Ouça-o com atenção. O Mago pergunta-lhe o que quer transformar, responda-lhe com sinceridade. Ele coloca à sua disposição a vara. Pegue nela. Com a vara é agora, capaz de dirigir a sua vida com equilíbrio, terá a capacidade de acção sobre todos os acontecimentos.
Entrega-lhe um escudo em ouro. Vista-o pois impedirá que perca as qualidades que agora adquiriu.
Sobre a sua cabeça derrama a sua taça de água. Como a água, irá ser capaz de deixar fluir os seus sentimentos e nunca terá medo de os expressar. Por fim, o Mago oferece-lhe o punhal. Com ele, será capaz de se libertar de todas as dores e de as transformar em experiências, em lições que o/a ajudarão a crescer.
Agora também é um mago, um pioneiro. Dentro de si está toda a habilidade para lidar com os desafios da vida. A sua visão da vida e dos problemas é clara e objectiva. Com determinação e garra, transforma as energias que o/a cercam.
Agradeça ao mago e despeça-se dele. Pouco a pouco, faça desaparecer a imagem do Mago. Saia progressivamente do seu relaxamento.
Afirmações (conselhos) para o Mago
- Cresço no ritmo perfeito do Universo, não temo o meu poder de comunicação.
- Escolho com clareza mental todos os meus caminhos.
- Eu sou a inteligência criativa.
- Eu sou a concretização.
- Eu sou a força de vontade.
- Eu sou a capacidade de escolher.

Sem comentários: