25 de outubro de 2008

VII- O Carro

A carta aqui apresentada pertence ao Tarot do Renascimento de Giorgio Trevisan e foi publicado por Lo Scarabeo em 1995.
As primeiras versões desta carta mostravam o carro puxado por dois cavalos e não por duas esfinges, a ideia partiu dos desfiles organizados em Roma e noutros lugares homenageando o herói conquistador que seguia pelas ruas aplaudido por uma vasta assistência. Dois mil anos depois ainda podemos assistir a esses desfiles mas, neste caso, já raramente se usam carruagens (que me lembre só em desfiles em Inglaterra e em ocasiões especiais) mas sim limusines.
O Carro sugere mais do que uma grande vitória. Quando se dirige uma carruagem puxada por dois cavalos, em velocidade, tem que haver muito controlo sobre os animais.
O condutor do carro não segura rédeas, seu carácter forte, sozinho, controla as forças opostas da vida. Se repararmos a esfinge clara e a escura não estão em harmonia, olham em diferentes direcções. É a vontade do cocheiro que as mantém juntas, num equilíbrio tenso. Se essa vontade falha, o Carro e o seu condutor serão despedaçados.
Embora o carro seja, muitas vezes visto como símbolo de maturidade, devido à conexão com a letra hebraica "Iaien" o carro transmite a qualidade da fala. A fala sempre deu aos humanos a impressão de representar a mente racional e o seu domínio sobre a natureza. Até onde sabemos apenas os humanos possuem o dom da linguagem (embora os chimpanzés se tenham mostrado capazes de aprender os sinais da linguagem humana, e as baleias e os golfinhos talvez possuam uma linguagem própria desenvolvida) e podemos dizer que a fala nos separa dos animais.
Resumidamente o carro significa o grande salto para a frente. Mostra que nos livrámos do ambiente conhecido e que tomámos o nosso próprio caminho. Podemos notar aqui o anseio de liberdade, o orgulho, a procura do Paraíso Perdido ou a simples vaidade. Estamos aqui em presença de um progresso enérgico, a vontade e grande disposição para correr riscos.
No entanto, devemos estar alerta para não valorizarmos em excesso as nossas forças, nem agirmos com excesso de confiança e euforia, antes pelo contrário, devemos compreender que ainda temos muito que aprender.
Exercício de Meditação:- Escolha uma posição confortável, coloque o Arcano O Carro à sua frente. Olhe atentamente para a carta durante uns minutos, feche os olhos, coloque as mãos voltadas para cima descontraidamente sobre o colo ou joelhos. Respire e expire profundamente, deixe-se encher de energia chi, de uma luz branca, brilhante vinda directamente do Universo para o seu ser. Visualize diante de si o carro do Imperador. Está em frente dele de pé e sente-se muito tranquilo/a e seguro/a.
Suba para o carro, tome o lugar do condutor. Sabe que os cavalos só o/a podem conduzir numa única direcção, a da vitória. À sua frente estão a suas metas pessoais, consegue ver com grande clareza. Vê todos os obstáculos, mas agora sabe que este carro não pode andar mais para trás pois já está a caminho. Conforme avança também se vai enchendo de confiança e certeza das suas conquistas.
A sua vida passa à sua frente como num filme. Olhe atentamente e veja em que área precisa direccionar melhor a sua vida para caminhar apenas para a realização e felicidade... Avance, confie nos animais, está em rumo firme, confie em si e nas suas capacidades. Chega ao seu destino com muitas certezas. Agora sabe que, mesmo que surjam obstáculos tem em si a força necessária para concretizar tudo o que deseja.
Agradeça a viagem no carro. Aos poucos, desvaneça a sua imagem, concentre-se na respiração e, progressivamente, saia do relaxamento.
Afirmações (conselhos) para a carta O Carro
- Atinjo todos os meus objectivos com certeza e determinação da minha parte, usando a força da minha mente unida à razão.
- Eu sou a direcção.
- Eu sou a vitória.
- Eu sou o progresso.
- Eu sou a confiança

Sem comentários: