23 de outubro de 2008

VI - Enamorados

A carta dos enamorados apresentada nesta imagem pertence ao Tarot Tavaglione também conhecido por Stairs of Gold Tarot foi desenhado por Tavaglione e publicado por US Games em 1979.
Em certos Tarots esta carta apresenta três imagens (como é o caso deste): um homem jovem ferido pela seta de Cupido e forçado a escolher entre duas mulheres, outros baralhos apresentam um homem maduro e uma mulher.
Nas primeiras versões de tarot esta carta trazia o nome de "A Escolha" ou "A Decisão" e podia significar uma escolha importante entre dois desejos. No entanto, esta escolha pode ser interpretada de muitas maneiras: uma escolha entre algo agradável mas talvez tedioso e algo muito desejado mas moralmente incorrecto, a escolha entre o conforto do lar paterno e a saída para a formação do seu próprio lar. Se virmos bem, toda a nossa vida é feita de escolhas.
Esta carta pode representar a adolescência, não apenas a sexualidade que emerge nessa época mas também a independência moral e intelectual.
De acordo com os cabalistas e filósofos herméticos, toda a humanidade (e até a divindade) era originalmente, hermafrodita, o macho e a fêmea separaram-se apenas como consequência da Queda. Assim, ao nível externo, cada um de nós é apenas a metade de uma pessoa e através do amor podemos encontrar o sentido da unidade.
Esta mesma ideia já era defendida por Platão com uma diferença bastante interessante pois, dizia ele. que os humanos eram criaturas duplas mas de três espécies: macho-fêmea, macho-macho e fêmea-fêmea. Zeus achava que os humanos tinham demasiado poder e então separou-os com um raio e assim, cada um de nós está procurando a sua metade.
Resumidamente esta carta une dois temas diferentes. Por um lado, mostra uma grande experiência amorosa mas também nos dá a entender que esse passo envolve uma decisão indispensável: a renúncia ao actual modo de vida (a casa paterna, a vida de solteiro, os muitos namoros) e a aceitação clara de um único amor.
Exercício de meditação:- O objectivo desta meditação é não ter medo das escolhas.
Coloque-se numa posição em que se sinta confortável. Comece por fazer várias inspirações e expirações longas e profundas até a sua respiração estar ritmada. Coloque a carta dos Enamorados ou Escolha à sua frente, olhe-a atentamente por uns minutos, deixe vir à sua mente tudo o que a carta representa: escolhas, decisões, perspectivas.
Respire profundamente e visualize-se numa estrada. Comece a caminhar por ela... enquanto caminha, deixe vir à sua mente a situação que, neste momento, lhe pede uma escolha ou decisão.
Inspire e expire mais algumas vezes até se sentir bem relaxado. Na sua caminhada, chega a um ponto em que, à sua frente, se apresentam duas alternativas de estrada. Olhe para cada uma delas; para onde o/a leva a estrada da sua esquerda? E a que está à sua direita? À sua frente aparece agora um ser de imensa luz. É um anjo, não tenha medo, aproxime-se, cumprimente-o e fale-lhe das escolhas ou decisões que tem que tomar. Agora sente-se muito bem, está bastante relaxado/a... o anjo tem na mão uma pequena luz rosa e oferece-a a si, com muito amor. Abra o seu coração para a receber, pois as escolhas mais sábias são as que se fazem com o coração, com amor. Agradeça a ajuda que o anjo lhe trouxe. Agora está preenchido/a com a poderosa energia do amor e da harmonia. Escolha uma estrada e siga por ela. Caminhe confiante na sua escolha. As suas emoções estão agora em perfeita harmonia e tem a certeza do apoio do Universo. Caminha na certeza da escolha feita, sabe que escolheu com amor e sabedoria e na certeza de encontrar no fim desta nova estrada o melhor para si.
Sente-se muito bem e está em paz. Acredite na escolha que fez!
Respire profundamente e guarde dentro de si todas as sensações deste exercício. Abra os olhos e saia progressivamente do relaxamento.
Afirmações (conselhos) para a carta dos Enamorados
- Tomo sempre decisões corajosas e decisivas dentro dos meus valores, atendendo sempre às minhas necessidades emocionais.
- Eu sou a decisão certa.
- Eu sou o caminho.

Sem comentários: