3 de outubro de 2008

III - Imperatriz

Hoje vamos falar da carta da Imperatriz. A que aqui está representada pertence ao baralho de Tarot Golden Dawn de Giacinto de Gaudenzi e foi publicado por Lo Scarabeo em 2003.
A Imperatriz é o aspecto mais acessível do arquétipo feminino pois pensando nela pensamos em maternidade, amor, delicadeza mas, ao mesmo tempo em sexualidade, emoção e a mulher como amante.
A Imperatriz é emoção pura, assim como as suas sósias mitológicas Afrodite ou Ishtar, elas representam o enfoque apaixonado da vida.
Este Arcano tanto significa a criança simples, sem controlos nem rótulos mas também significa a mãe. A maternidade é o meio básico para que a vida continue.
Nas cartas de Tarot, quando surge a Imperatriz ficamos alertados para um tempo de paixão, um período em que nos aproximamos da vida através de sentimentos e prazeres e não através do pensamento.
Temos aqui vitalidade, fertilidade, crescimento, nascimento do novo.
Exercícios de Meditação - Sente-se confortavelmente. Comece por fazer várias inspirações e expirações longas e profundas. Coloque a carta A Imperatriz à sua frente, olhe-a atentamente durante uns minutos e deixe vir à sua mente tudo o que a Imperatriz representa: comunicação, razão, confiança, realização, fertilidade. Deixe fluir as ideias, gaste o tempo que julgar necessário.
Visualize agora, diante de si, a Imperatriz. Ela está sentada no seu trono. É uma mulher bonita, vaidosa, cheia de jóias que a embelezam ainda mais, cheia de vida e sedutora, detém um grande poder guardado no ceptro que tem na mão.
Ela levanta-se do seu trono, sorri para si e caminha na sua direcção. Retribua-lhe o sorriso. A Imperatriz estende-lhe a mão, vá com ela e exponha-lhe todos os seus receios, medos e dúvidas, diga-lhe em que ela o/a pode ajudar. Com a razão e o seu poder de comunicação a Imperatriz começa a falar ao mais íntimo do seu ser, do seu coração, ouça as suas palavras com atenção.
Ela coloca-lhe agora na sua mão o ceptro do poder e o seu escudo de protecção por uns minutos.
Tem à sua disposição os poderes criativos e materializadores da Imperatriz. Imagine que tudo aquilo que deseja se torna realidade. desfrute esse momento, abra o seu coração e todos os seus sentidos para receber este poder.
Devolva o ceptro e o escudo, agradeça à Imperatriz e retire-se do seu palácio. Aos poucos vá saindo do relaxamento e finalize esta visualização.
Afirmações (conselhos) para a Imperatriz:
- Consigo ver tudo com alegria e beleza. A plenitude faz parte da minha vida
- Eu sou a acção positiva.
- Eu sou a realização
- Eu confio em mim

Sem comentários: