12 de outubro de 2008

V- O Papa

Esta carta representa o Papa, também chamado Sumo Sacerdote ou Hierofante e pertence ao baralho de tarot Original Rider Waite feito por A.E. Waite e Pamela Colman-Smith e editado pela US Games em 1999.
Este trunfo indica, principalmente, uma educação e uma tradição onde existe um conjunto de crenças que têm que ser aprendidas e aceites pelos acólitos antes de poderem atravessar a entrada.
Esta carta muitas vezes também designada por Hierofante pode chamar a atenção para o fenómeno moderno de uma espécie de misticismo que vai buscar inspiração em todas as religiões, assim vai-se encarando a religião como uma experiência e não como uma explicação do Universo.
Numa leitura, esta carta poderá significar igrejas, doutrinas e educação em geral. Psicologicamente ela pode indicar ortodoxia, conformidade com as ideias da sociedade e códigos de comportamento, como também mais subtilmente, uma desistência da responsabilidade. O Imperador significa as próprias regras e seus executores oficiais, o Hierofante indica o nosso sentido íntimo de obediência.
Também com o Hierofante devemos falar no mundo da fé e da profunda confiança resultante da certeza da fé. Devemos falar ainda do caminho da ética e da virtude e dos propósitos pessoais que nascem dos nossos valores morais.
Exercício de meditação :- Pode usar este exercício para favorecer o seu relacionamento.
Comece por se sentar numa posição confortável, coloque a carta O Papa à sua frente e tente visualizá-la bem. Saiba que os conceitos gerais da carta são: continuidade, sinceridade, fidelidade, tranquilidade... Feche os olhos, coloque as mãos voltadas para cima descontraidamente sobre o colo ou joelhos, respire e expire profundamente. Medite sobre o seu relacionamento pessoal ou profissional que requeira a sua atenção e no qual gostaria de fazer mudanças ou simplesmente melhorar. Pense em todos os pontos: se está à procura de um relacionamento, pense como gostaria que fosse essa pessoa e peça a Deus, numa oração interior que a coloque no seu caminho.
Respire fundo e sinta todo o seu corpo a relaxar. Está num jardim muito bonito e à sua frente está uma igreja. Caminhe para lá, abra a cortina que o/a separa da entrada da igreja. veja, ao fundo está o Papa sentado no seu trono. Vá ao encontro dele.
Imagine o papa diante de si, veja-o com todos os pormenores: as vestes papais, a tiara, o ceptro de três cruzes. Aproxime-se e ajoelhe-se aos seus pés. Sinta a bondade, a doçura e a harmonia que vêm deste homem. Deixe-se envolver por estes bons sentimentos, fale-lhe sobre o que o/a incomoda neste momento ou simplesmente o que deseja que aconteça na sua vida. Ouça as palavras que ele tem reservadas para si com atenção. O Papa é o detentor da sabedoria divina, pois é o representante de Deus e Deus deseja que seja muito, muito feliz.
O Papa coloca agora a sua mão direita sobre o seu coração e dele sai uma luz rosa. É a luz do amor, da compaixão e da harmonia, deixe-a entrar no seu coração, receba-a como uma oferta de amor divino. Esta luz no seu coração vai ajudá-lo/a nos seus relacionamentos diários, estará mais confiante, falará com mais amor, estará mais receptiva a receber todo o amor, amizade e respeito que merece. Pode levantar-se. Agradeça ao papa por o/a receber e abençoar. Volte, passe pela igreja, feche a cortina e saia de novo para o jardim. Respire profundamente e aos poucos vá desfazendo esta imagem mental, saia do relaxamento.
Afirmações (conselhos) para o Papa:
- Deixo que a minha luz interior se manifeste e me guie com sabedoria e compaixão.
- Eu sou a inteligência.
- Eu sou a prudência.
- Eu sou o equilíbrio.
- Eu sou o poder da comunicação.

Sem comentários: