21 de novembro de 2007

Pensamentos quotidianos



Na minha mesa de cabeceira tenho um livro de pensamentos de Omraam Mikhaël Aïvanhov (para quem não saiba, é um filósofo e pedagogo francês de origem búlgara que viveu entre 1900 e 1986. Foi para França em 1937).


Este livro tem a particularidade de ter um pensamento para cada dia do ano.Como é meu hábito, de manhã, ao levantar, fui ver qual era o pensamento para hoje:


"Um Mestre recebeu, um dia, a visita de um jovem que queria tornar-se seu discípulo. O ensinamento começou e, na primeira lição, o Mestre disse ao discípulo: Vai ao cemitério e insulta os mortos; ouve bem o que eles te responderem e vem dizer-me.


O rapaz foi ao cemitério e começou a passear por entre os túmulos, proferindo injúrias abomináveis... nunca os mortos de um cemitério tinham ouvido coisa assim! Pouco depois, sem saber já que mais dizer, ele parou para escutar a resposta: nada.


Ao regressar para junto do Mestre, ele viu-se obrigado a dizer que os mortos não tinham reagido. "Ah! - disse o Mestre - Talvez tenham ficado ofendidos. Vais voltar lá, mas, desta vez, vais elogiá-los, talvez eles se decidam a responder-te".


O rapaz voltou ao cemitério, mudou de tom, e fez aos mortos os mais rasgados elogios... Nada, um completo silêncio.


Verdadeiramente desiludido, o rapaz voltou para junto do Mestre: Eles continuaram a não me responder.


Então, disse o Mestre, aprende que deves ser como eles: quer te critiquem, quer te elogiem, isso não deve afectar-te, não respondas".


Nesta altura, ao terminar a minha leitura matinal, sorri, e lembrei-me, por contraste, da nossa Assembleia e dos debates televisivos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como já deve ter percebido estou a cumprir o prometido ,ou seja: Continuar a ver o seu blog e este ensinamento básico,fez-me sorrir,porque sendo tão sério, a comparação com a atitude dos políticos... Gostei e não posso estar mais de acordo.Que tal oferecer-lhes esse livro?

Anónimo disse...

Ana eu já tentei register-me mas confesso que não percebo nada disto. A única forma de conseguir, é como anónima. Por isso já sabe que a anónima é a América.