4 de novembro de 2007

Graças a Deus sou ateu


O título desta mensagem é uma frase que o meu pai costumava usar muitas vezes e que, embora me fizesse sorrir deixava-me a pensar. Ele dizia que gostava desta frase porque as pessoas que tinha tido oportunidade de conhecer na vida e que pertenciam a diferentes religiões, aquilo depois de bem visto, acabavam todos a dizer a mesma coisa.

Achei imensa graça quando, no outro dia acabei de ler o livro de Brian L. Weiss chamado "A divina sabedoria dos Mestres" e deparei com uma anexo intitulado "Valores espirituais partilhados" que dizia o seguinte:

"Passo a apresentar algumas passagens das sagradas escrituras de algumas das grandes religiões mundiais. Estas citações demonstram que, quando se transcendem os rituais de superfície e se atingem os tesouros espirituais que lhes são subjacentes, na realidade existe apenas uma só religião. Nesta secção sobre a unidade de todas as grandes religiões, beneficiei muitíssimo do livro maravilhoso Oneness: Great Principles Shared by All Religions, de Jeffrey Moses.


Responsabilidade pelas nossas acções


Budismo - É uma regra da natureza que aquilo que semearmos será aquilo que iremos colher.

Cristianismo - Aquilo que um homem semear é aquilo que ele irá colher... Deus retribuirá a cada homem de acordo com as suas acções.

Hinduísmo - Não colherás aquilo que não semeares; do mesmo modo, se plantares a árvore, ela crescerá

Judaísmo - O homem generoso será enriquecido e aquele que rega será ele também regado.


Capacidade de perdoar


Budismo - O ódio nunca é diminuído pelo ódio. O ódio só diminui com o amor - Esta é uma lei eterna.

Cristianismo - Se perdoares aos outros as ofensas que te fizerem, o teu Pai celeste também te perdoará a ti; mas se não perdoares aos outros, então as ofensas por ti cometidas não te serão perdoadas pelo Pai... "Senhor, quantas vezes me ofenderá o meu irmão e eu terei de perdoá-lo? Sete vezes? E Jesus respondeu-lhe: "Eu não digo sete vezes mas setenta vezes sete".

Hinduísmo - As pessoas de mente nobre dedicam-se à promoção da paz e da alegria dos outros - mesmo daqueles que os magoam.

Islamismo - Perdoa o teu servo setenta vezes por dia.

Judaísmo - A coisa mais maravilhosa que um homem pode fazer é perdoar o mal.

..........................................................................

A regra de ouro


Budismo - Não magoes os outros com aquilo que te faz sofrer.

Aquele que está cheio de amor por todas as coisas do mundo, que pratica a virtude para beneficiar os outros, somente este homem estará feliz.

Não julgues o teu próximo.

Cristianismo - Não julgues e não serás julgado... trata sempre os outros do modo como gostarias que eles te tratassem; esta é a Lei e os profetas... O portão que conduz à vida é pequeno e a estrada é estreita.

Hinduísmo - Este é o resumo de toda a verdadeira rectidão - Trata os outros, como gostarias de ser tratado.

Nada faças ao teu próximo que depois não queiras que ele te faça a ti.

O homem obtém uma regra de acção correcta se olhar para o próximo como para si próprio.

Islamismo - Faz aos outros aquilo que gostavas que te fizessem a ti; e rejeita para os outros tudo aquilo que rejeitarias para ti.

Judaísmo - Não faças ao teu próximo aquilo que te é prejudicial. Isto é a essência do Tora e o remanescente são apenas comentários.

Não julgues o teu próximo enquanto não estiveres no seu lugar.

..........................................................................................."

Eu acho que não é preciso continuar.... Como se vê todos dizem coisas muito semelhantes mas, para mim, ainda continua a ser muito importante a sabedoria popular: "Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz mas não faças o que ele faz."

Sem comentários: