14 de junho de 2010

Tarot das Eras

Conforme o prometido vou-vos começar a falar hoje de um baralho de Tarot que está incluido no grupo dos meus preferidos. De seu nome original "Tarot of the Ages" foi criado por Mario Garizio e publicado pela U.S. Games em 1993.

É um baralho formado por 78 imagens, na minha opinião, muito bonitas embora ache que a barra branca que limita o desenho seja excessivamente grande.

Este Tarot surgiu para homenagear a Atlântida que, segundo alguns, foi o continente mãe de todas as outras civilizações.

Os Egípcios foram escolhidos para preservar e transmitir à Humanidade a mais sagrada e oculta tradição da Atlântida. Assim, os Arcanos Maiores estão ilustrados com pinturas do Antigo Egipto conhecido como Kemi, a Terra Negra.

Nestes Arcanos, encontramos no topo de cada carta o seu número em numeração romana e, ao fundo à esquerda encontramos uma letra do alfabeto hebreu mas, ao fundo do lado direito, encontramos um símbolo astrológico ou dos elementos.

Os Arcanos Menores estão divididos em 4 naipes. No Tarot das Eras, cada naipe é atribuído a uma importante civilização das épocas passadas. Infelizmente, nem todas as civilizações puderam ser representadas: as sociedades da Europa Meridional, do Médio Oriente, os índios da América do Norte, os aborígenes da Austrália e muitas outras que também possuem a semente dos antigos conhecimentos.

Se o Egipto for colocado no centro de uma cruz e os 4 braços dessa cruz forem orientados nas direcções Norte, Sul, Este e Oeste teremos a Norte a Europa Setentrional representada aqui pelo povo Viking e pelo naipe de Espadas, a Sul a África Central onde o poder oculto dos xamãs negros persegue visões do futuro. Este povo está a representar o naipe de Paus.

A Oeste temos a América Central, lar de Aztecas, Incas e Maias de plumas coloridas, o lugar onde o Sol se põe e o homem fica moribundo. Este povo representa o naipe de Copas.

Finalmente, a Leste temos a Índia, cuja civilização trouxe para longe a mais profunda filosofia e onde o Sol e o Homem nascem juntos. Este Povo representa o naipe de Ouros.

Hoje, fico por aqui, espero que a introdução a este baralho tenha sido suficientemente interessante para aguçar a curiosidade para conhecer o resto.

Até à próxima...

Sem comentários: