19 de agosto de 2009

Maior Profeta da Europa

Michel de Nostredame - que posteriormente latinizou o seu nome para Nostradamus - nasceu em 1503, em St Remy de Provence. A sua família, inicialmente judia, converteu-se ao cristianismo e educou Michel como católico. Foi um estudante brilhante que adquiriu fama como médico no tratamento de doentes vítimas da peste.Os seus êxitos neste campo deveram-se, sem dúvida, à sua recusa em sangrar os pacientes - conceito muito revolucionário no começo do século XVI.
Mas não foi só neste aspecto que se antecipou aos conhecimentos do seu tempo. Afirmou que a Terra girava em volta do Sol 100 anos antes das descobertas de Galileu.
Os seus dons proféticos revelaram-se em 1555, quando publicou o primeiro de dez volumes, todos intitulados Centúrias. Cada um destes livros continha cem profecias e todas elas estavam escritas em verso.
Nostradamus nunca manteve secreta a técnica que empregava para prever o futuro. Colocava uma taça com água sobre um tripé de bronze e fixava-o de um modo semelhante à que os adivinhos usavam para lerem em bolas de cristal.
No entanto, havia previsões que lhe surgiam espontaneamente, em lampejos de intuição. Um dia, jovem ainda, viajava por Itália e, no seu caminho cruzou-se com um monge de nome Felice Peretti, para assombro deste e dos seus acompanhantes, Nostradamus ajoelhou-se e disse: "Ajoelho diante de Vossa Santidade". Em 1585 o monge tornou-se o papa Sisto V.
Numa outra altura, um jovem que fazia parte do séquito de Catarina de Médicis, chamou a sua atenção quando esta o visitou e segundo ele vaticinou que este jovem seria um dia rei de França. O jovem era Henrique de Navarra, que subiu ao trono como Henrique IV.
O profeta predisse a sua própria morte em 1566 provada por uma gota persistente que se transformou em edema mas, antes de morrer, mandou gravar uma data numa pequena placa de metal que deveria ser colocada consigo dentro do caixão. Em 1700, o caixão foi transferido da sepultura onde se mantivera durante 134 anos. A placa colocada sobre o esqueleto do profeta ostentava a data de 1700.
Para evitar ser acusado de feitiçaria pela Inquisição, Nostradamus alterou deliberadamente a data das suas previsões e escreveu uma mistura de símbolos, anagramas, francês antigo, latim e outras línguas. Esta confusão propositada tem dado ocasião a diferentes interpretações das suas profecias. mas, não se pode negar que, muitas das suas previsões se aproximam misteriosamente da realidade. Daí a sua fama de "Maior Profeta da Europa".

Sem comentários: