13 de março de 2009

XIII - Morte

Hoje parece-me o dia indicado para falar do Arcano Maior que tem o número 13, num dia 13, sexta feira.
Esta carta que aqui apresento pertence ao Tarot Comparativo de Valerie Sim publicado por Lo Scarabeo em 2003.
No Tarot de Marselha, esta carta não tem nenhum nome escrito e há mesmo baralhos em que esta carta é denominada por "Arcano sem Nome".
Há uma mensagem transmitida por esta carta que se torna bem clara: A morte atinge a todos, realmente, tanto a reis como a plebeus. Daí os judeus enterrarem todos do mesmo modo, com uma mortalha branca e num caixão simples de pinho.
Ao contrário do que muita gente acredita, a carta da Morte representa o momento preciso em que desistimos de velhas máscaras e permitimos que a transformação se realize. É, portanto, um tempo de mudança, pode representar o medo da mudança.
No seu aspecto mais positivo podemos ver aqui, um afastamento de velhos hábitos de rigidez para que consiga surgir uma nova vida.
Negativamente há um medo anormal da morte física, um apego a velhos hábitos.
Exercício de Meditação: - Use este exercício quando estiver a precisar de eliminar alguma coisa da sua vida, as suas ideias, os seus pontos de vista, alguma actividade ou sentimento.
Escolha um sítio para fazer esta visualização onde se sinta confortável e inicie algumas inspirações para se sentir mais relaxado. Diante de si coloque a carta da Morte. Pode, se quiser, também acender uma vela branca. Permaneça durante uns minutos a olhar, atentamente para a carta. Feche os olhos, concentre-se na figura e nas energias que ela lhe pode activar. Lembre-se do que deseja eliminar na sua vida e, durante uns minutos, concentre-se na palavra "Transformação" ou eliminação". Repita-a mentalmente várias vezes. Visualize agora uma ilha. Esta ilha tem muitas árvores mas nela reina apenas um enorme silêncio; este silêncio transmite-lhe uma imensa paz.
À sua frente está a Morte. Apesar do seu aspecto, não sente medo ou receio. Ela traz consigo a foice da renovação. Não hesite e peça-lhe ajuda... fale do que pretende transformar ou eliminar na sua vida, entregue-lhe tudo o que guarda dentro de si.
Visualize agora diante de si um lugar nesse deserto onde estão várias portas bem grandes. A morte convida-o a fechar a porta que pretende, do outro lado está o que pretende eliminar. Feche-a para que depois a morte possa eliminar tudo com a sua foice. Muitas portas estão agora diante de si, basta abri-las. Sente-se agora mais leve e com mais energia.
Agradeça à morte e despeça-se dela. Concentre-se agora novamente na sua respiração, conte de três a um e abra os olhos.
NOTA: - Faça este exercício durante três dias seguidos.
Afirmações (conselhos) para a carta A Morte:- Permito que ocorram as transformações necessárias para o meu crescimento interior.
- Eu tenho o poder de mudar.
- Eu destruo os egos negativos.
- Eu sou a libertação.

Sem comentários: