8 de dezembro de 2008

X- Roda da Fortuna

Esta carta pertence ao Tarot de Visconti-Sforza. Não se sabe quem o desenhou mas foi publicado por US Games em 1978.
A Roda da fortuna mais tradicional e também a de interpretação mais recente, tem a sua origem numa lenda medieval. Nessa época da história a Igreja católica considerava que o orgulho era um dos maiores pecados porque entendiam que o orgulhosos se colocaria sempre acima de Cristo portanto, uma lição para o orgulhoso seria perder todo o seu poder.
Uma das muitas versões da Lenda do Rei Artur conta que ele vê, em sonhos, na véspera da sua batalha final, um rei rico e poderoso, sentado no cimo de uma roda mas, de repente, a deusa Fortuna gira a roda e o rei poderoso que estava no topo, fica esmagado por baixo da roda.
No entanto, esta Roda da Fortuna tem uma origem muito mais antiga em que a Fortuna representava a Grande deusa e o rei a perder o trono era um facto pois, todos os anos, no meio do Inverno, as sacerdotisas simbolicamente sacrificavam o rei e substituíam-no por outro, dando a entender que a Primavera voltaria a chegar e que a Roda representaria toda a espécie de ciclos de vida.
De um modo muito resumido podemos olhar para a Roda da Fortuna, pelo menos, de duas maneiras: numa delas podemos ver os altos e baixos que sempre encontramos no percurso da nossa vida e que nos amadurecem com o aumentar do nosso conhecimento mas, também podemos ver aqui as sucessivas reencarnações em busca do caminho da iluminação.
Sendo assim, numa tiragem podemos ver na Roda da Fortuna o aviso que nos vamos aproximar de uma época de grandes mudanças que se as aceitarmos e compreendermos só nos vão ajudar no nosso desenvolvimento e crescimento.
Exercício de Meditação:- Vá até um lugar sossegado onde tenha a certeza que não irá ser perturbado. Coloque à sua frente a carta da Roda da Fortuna, fixe por uns momentos a sua atenção na carta. Olhe atentamente para todos os pormenores: para cada uma das figuras que estão presentes na Roda, para o centro dessa mesma Roda. Inicie uma série de respirações até se sentir completamente relaxado.
A seguir tente pensar nos seus conflitos ou problemas que o envolvem ou afectam actualmente.
Feche os olhos, solte a sua mente e tente ver os seus problemas como se estivesse a assistir a um filme onde é apenas o espectador. Visualize os personagens envolvidos. Para cada uma escolha uma figura do Tarot que represente cada pessoa ou situação na sua vida.
Visualize um cenário. Onde está? O que sente? Qual é a história? E como acaba?
Visualize agora a Roda. Em que sentido gira? Que sentimentos lhe traz a imagem que está por cima?
Aproxime-se e olhe atentamente para a figura do centro. Não faça perguntas, limite-se a olhar. Começa agora a sentir uma calma profunda... olhe atentamente para o movimento do aro da roda... começa a sentir-se cheio de energia e completamente revitalizado com a vida.
Procure descobrir no movimento da roda um fio de sentido para a sua vida. A roda gira, gira assim como a vida. Sente-se cheio de energia para resolver qualquer obstáculo, problema ou situação da sua vida.
Respire fundo, aos poucos desvaneça a imagem da roda e tudo o que criou. Abra os olhos, se sentir necessidade, pegue num papel e escreva tudo, o que sentiu, o que acha que deve fazer, enfim, escreva o que lhe apetecer mesmo que no momento ache que não tem muito sentido.
Nos dias seguintes leia o que escreveu. Esta carta costuma enviar-nos respostas claras desta maneira, encontrando as respostas que não se viam no momento.
Afirmações (conselhos) para a Roda da Fortuna:
- Adapto-me a todas as mudanças que ocorrem de forma serena. Deixo as forças do destino agirem sem medo do futuro.
- Eu sou a capacidade de mudar.
- Eu sou o criador do meu próprio destino.
- Eu sou a eterna energia em movimento.

Sem comentários: