18 de novembro de 2008

VIII - Justiça

Esta imagem pertence ao tarot Art Nouveau de Matt Myers, publicado por US Games em 1989.
Uma figura andrógina segura na sua mão direita uma espada desembainhada e na esquerda, uma balança com os pratos em equilíbrio. A imagem deste trunfo foi inspirada na deusa titã grega Témis, que aparece, com a sua venda nos olhos e a sua balança, nos afrescos dos palácios da justiça em todo o mundo ocidental. Os olhos estão vendados para nos mostrar que a lei não discrimina (ou não deveria discriminar).
O Oitavo Arcano Maior representa o conhecimento claro e objectivo, o julgamento consciente e decidido, a incorruptibilidade, o equilíbrio e a sinceridade - e mostra que atingimos o nosso próprio senso das leis. Esta carta significa, principalmente um alto grau de responsabilidade, mostra que nada nos é dado de presente e, também não nos é negado pois nós somos os únicos responsáveis por aquilo que conseguimos e experimentamos. Aqui é enfatizado o princípio da sinceridade e do equilíbrio.
Exercício de Meditação:- Virado/a para leste, coloque sobre uma mesa o arcano número oito A Justiça. Coloque-a à sua frente em sentido vertical e olhe atentamente para ela durante uns minutos.
Pegue num papel e numa caneta e escreva o que deseja obter (ganho de uma causa que pensa ser justa para si; o resultado do seu trabalho ou o que precisa harmonizar dentro de si ou nas suas emoções).
Sente-se confortavelmente em frente ao arcano, feche os olhos, faça algumas respirações que o/a auxiliem a descontrair, observe o ar a entrar e a sair, relaxe.
Visualize o arquétipo da justiça. Diante de si está uma bela e jovem mulher, ela transmite-lhe um ar muito simpático, gentil e equilibrado. A justiça está no seu trono e numa das suas mãos tem a sua espada que usa para separar a fantasia da realidade, a confusão e a falsidade das verdades: na outra segura uma balança para pesar o perfeito e o imperfeito de cada energia.
Olhe atentamente para ela e aproxime-se. Inspire e expire profundamente. A energia da Justiça começa a fluir para si, deixe-se envolver por ela e diga-lhe:
"Senhora da perfeita justiça, rainha do equilíbrio e da harmonia..." (tudo o que escreveu anteriormente no papel diga agora, pessoalmente, à Justiça, fale com verdade e com o coração).
A Justiça coloca a mão sobre o seu coração e examina-o, deixe fluir as suas emoções...
A Justiça está agora a transmitir-lhe energias positivas como coragem, generosidade, sucesso, integridade, harmonia e equilíbrio interior, abra o seu coração a essas energias e deixe-as fluir.
A partir de agora irá sentir-se com mais equilíbrio na maneira como age, com as suas emoções em plena harmonia, encontrará a paz interior e a sua mente estará mais tranquila, pois sente-se agora renovado/a com a energia da Justiça.
Agradeça e despeça-se. Aos poucos, desvaneça a imagem da jovem mulher Justiça. Volte a inspirar e expirar o ar, concentre-se nas suas respirações e, aos poucos, volte a tomar consciência do lugar onde se encontra. Abra os olhos, espreguice-se.
Dê a meditação por concluída. Pegue no papel e na carta A Justiça, guarde-os juntos durante uns dias. Quando sentir que é tempo suficiente, vá buscar novamente o papel, releia o que escreveu e coloque-o num sítio onde o possa reler todos os dias. Faça isso até ter atingido os seus objectivos. Quando tiver conseguido os seus objectivos, queime o papel e sopre as cinzas ao vento.
Afirmações (conselhos) para a carta A Justiça:
- Tenho equilíbrio e harmonia em todos os aspectos da minha vida. A minha vida flui de forma positiva e em total acordo com o Universo.
- Eu sou o equilíbrio.
- Eu sou a imparcialidade.
- Eu sou a disciplina.
- Eu sou a prontidão.

Sem comentários: