28 de novembro de 2008

IX - Eremita


Esta carta pertence ao baralho de Tarot Casanova também conhecido por Erotic Tarot de Luca Raimondo, publicado por Lo Scarabeo em 2000.
Nesta carta está representado, principalmente, o recolhimento do mundo externo para se poder activar a mente inconsciente mas, o Eremita também é um mestre que nos poderá ensinar como encontrar o nosso próprio caminho daí o ver-se um homem velho, de barbas brancas, levando na mão esquerda um bastão onde se apoia e a direita levanta uma lanterna até à altura do rosto.
Esta imagem alimentou muito a imaginação da Idade Média pois, via-se o Eremita vivendo na floresta ou no deserto, longe de todos os interesses que se consideravam "normais" para o resto das pessoas. Estas, muitas vezes e, principalmente na Europa, consideravam-no santo, com poderes mágicos. Fosse homem ou mulher, o Eremita dava abrigo e abençoava os viajantes.
Assim, o Eremita é o velho sábio, sozinho, que é confortado e aquecido pelo seu espesso manto da contemplação. A lanterna faz com que vejamos o Eremita como guia e mestre pois oferece-nos a luz para que melhor consigamos encontrar o nosso caminho. O bastão do Eremita será portanto, o bastão de um feiticeiro.
Esta carta será a representação das fases introvertidas da nossa vida, em que sentimos necessidade de nos defender de influências estranhas para alcançar a nossa paz interior, longe das pessoas e de qualquer tipo de actividade. Aqui, sentimos necessidade de procurar a solidão.
Geralmente, através desta carta, somos conduzidos a formas mais maduras de amor.
Exercício de Meditação - Esta meditação será muito útil para pacificar a mente e encontrar-se interiormente.
Comece por escolher o local onde irá fazer esta meditação. Prefira um local calmo, não muito iluminado. Coloque a carta do Eremita, sobre uma mesa no ponto cardeal norte, acenda uma vela e sente-se confortavelmente à sua frente. Feche os olhos, inspire e expire até se sentir relaxado/a e calmo/a.
Sinta que à sua frente se encontra o arquétipo do Eremita. Observe-o bem, veja como ele está em perfeita harmonia com o ambiente que o cerca e detém em si a força interior para superar qualquer obstáculo.
Inspire e expire, sinta-se completamente relaxado/a. Está agora numa estrada comprida, é noite e apenas a luz brilhante da lua ilumina o seu caminho. Ao longe avista o Eremita, um velho frade que caminha na sua direcção com passos lentos, porém firmes. Ele dirige-se para si, traz consigo a lâmpada que ilumina o caminho escuro e o bastão onde se apoia.
Encontra-se agora com o Eremita. Ele vem oferecer-lhe a sua luz interior, luz capaz de dissipar trevas. Traz igualmente a sua mente e coração abertos e repletos de luz e paz. Observe-o. Veja como os seus olhos são bondosos, dirija-se a ele e diga-lhe: "Mestre, ilumina o meu ser, ajuda-me a encontrar a minha luz".
O Eremita coloca a sua candeia à altura do seu coração. Abra-o e preste atenção ao velho sábio, ele quer conhecê-lo/a melhor, fale com ele, ele aceitará tudo o que tiver para lhe dizer, até o seu silêncio, pois veio até si para ajudar e não para o/a repreender.
Agora é o momento de encontrar respostas: ouça o silêncio, sem pressa, leve o tempo que achar necessário, escute apenas com o coração.
O Eremita ajuda-o a escolher a chama que se ajusta à sua luz interior, guarde-a no seu coração.
Agradeça e despeça-se dele.
Observe o Eremita a afastar-se e, aos poucos, desvaneça a imagem do Eremita.
Concentre a sua atenção na respiração e saia progressivamente do relaxamento.
Afirmações (conselhos) para a carta do Eremita
- Aprendo com as experiências de cada dia. Cresço, mantenho o equilíbrio e deixo o meu espírito livre para ser verdadeiramente feliz.
- Eu sou a prudência.
- Eu sou a paz do meu silêncio interior.
- Eu sou a sabedoria.
- Eu sou a paciência.

Sem comentários: