29 de maio de 2011

Tarot de Dante

Estas são algumas imagens do Tarot de Dante recolhidas na net.
Quando comprei este Tarot ele vinha acompanhado por um pequeno livro de instruções que dizia o seguinte:
Dante nasceu em Florença, em 1265, na família Guelphic Alighieri que tinha origens nobres. Ele foi estudante de Brunetto Latini e fez companhia aos poetas do "novo estilo doce", em particular Cavalcanti. A paixão por Beatriz inspirou o seu primeiro trabalho cheio de juventude "Vida Nova".
Ele foi exiliado por razões políticas. "Convívio", uma exposição enciclopédica de conhecimento medieval, em três canções, data deste período. Ele venceu o profundo desapontamento pela sua falha dedicando-se a delinear a "Divina Comédia".
Acompanhado por Virgil e Beatriz, Dante conta a sua experiência do mundo através de uma viagem metafórica no além-túmulo directamente para a protecção divina na esperança de poder encontrar uma lição para todos.
Morreu em Ravena em 1321.
No entanto, um relacionamento entre Dante e o Tarot nunca existiu pois a primeira evidência histórica do Tarot data da primeira metade do século XV, o artista (Giordano Berti) usou a vida do poeta e o seu trabalho como inspiração para desenhar um baralho cujo valor artístico vem acompanhado por algumas inovações simbólicas respeitando a iconografia tradicional.
Nos Arcanos Menores os quatro naipes tradicionais foram transformados de modo a adaptá-los aos temas dantescos. Os Paus tornaram-se Tijolos e retratam situações e características que tiveram grande importância na vida de Dante Alighieri.
As Espadas transformaram-se em Chamas e apresentam episódios descritos pelo poeta nos cânticos do Inferno. Os Ouros são Nuvens e mostram os momentos cruciais do Purgatório. As Copas converteram-se em Luzes relacionando-se com as paragens mais simbólicas durante a ascensão ao Paraíso.
Os Arcanos Maiores ou Trunfos recapturam e readaptam parcialmente as alegóricas figuras tradicionais do Tarot para que também coincidam com os conceitos defendidos por Dante no "Convívio".
Este Tarot, como já disse anteriormente, foi desenhado por Giordano Berti e realizado em pintura pastel por Andrea Serio que, depois de receber o diploma do Instituto Europeu de Desenho, em Turin, obteve vários prémios e reconhecimentos no campo das figuras cómicas. O Tarot de Dante foi a sua primeira grande prova artística, um trabalho que, sem dúvida, a coloca entre a juventude promissora do nosso tempo

Sem comentários: