24 de abril de 2008

Baptizado

Começo a pensar que este país,há muito tempo que deixou de ser o "jardim à beira-mar plantado" e passou a anedota à beira-mar plantada.

Porque é que eu hoje estou tão amarga? Na semana passada fui até à igreja aqui da minha zona saber o que era necessário para baptizar a minha neta. Os baptizados só podem ser marcados às 5ªs feiras das 18 às 19 horas.

Lá esperei até às 18h e 30 e chegou uma senhora muito simpática que começou logo por dizer que o trabalho dela, ali na Igreja, era todo em regime de voluntariado. Eu não tinha perguntado nada mas, não seria mais fácil ter dito que chegou tarde por que chovia que Deus a dava e que apetecia era estar em casa a ouvir a chuva cá fora?

Mas tudo bem. Continuemos...

Comecei por perguntar o que era preciso fazer para baptizar a minha neta. A senhora lá me foi dizendo toda a papelada que era necessária para a criança, para os pais, para o padrinho ou madrinha... agora só precisa de ser um (disse-me a senhora) tem que ser é crismado ou casado pela Igreja. 

- Porquê? - perguntei. 

-Ordens do Patriarcado - respondeu a senhora, muito solicita. Se já tiverem escolhido mais alguém nós chamamos-lhes os "padrinhos do coração"

- Ah! Mais uma coisa que é obrigatória: os pais e os padrinhos (estes só se puderem) têm que vir a uma reunião com o senhor padre. Os baptizados podem ser de várias crianças porque são todos marcados para a mesma hora.

Será que é com este tipo de tratamento que a igreja pensa angariar mais fiéis.

Será que o padrinho de Jesus também era crismado ou casado pela igreja?

Ah! Esqueci-me que naquele tempo não se ligava a esses pormenores.

Será que os crismados e casados pela igreja são melhores do que os outros?

Será que Jesus disse, venham a Mim as crianças baptizadas?

2 comentários:

Orlando de Luca Junior disse...

Encontrei esta página por acaso. Me diverti com a qualidade de opinião de vida da dona do Blog. Partilho da mesma opinião sobre a Igreja. Aqui no Brasil, não é diferente. Infelizmente.

Anónimo disse...

Infelizmente a Igreja tem sempre gente que a procura, porque é assim que está "escrito" nas regras da sociedade. Se fosse uma operadora de telemóveis a ter de conquistar clientes, já não havia nada destas parvoíces do crisma e do raio-que-o-parta...