A imagem do Imperador que aqui vos apresento pertence ao baralho de Tarot de Morgan Greer feito por Bill Greer e Lloyd Morgan publicado por US Games em 1979.
Os trunfos III e IV do Tarot representam os pais nos seus papéis arquetípicos. Mas, do mesmo modo que a Imperatriz significa o mundo natural, o Imperador tem mais ampla conotação com o mundo social "casado" com a natureza. Ele simboliza as leis da sociedade, tanto as boas como as más, e o poder que as aplica.
No seu melhor aspecto o Imperador indica a estabilidade de uma sociedade justa que permite que seus membros procurem satisfazer suas necessidades pessoais e atinjam o desenvolvimento.
Na maioria dos baralhos, o Imperador é desenhado como velho e duro, vestido com uma armadura metálica representando a esterilidade de uma vida rigidamente governada por regras. O seu ceptro indica que ele detém o poder de vida ou morte.
Temos representados nesta carta o poder da sociedade, suas leis e principalmente a autoridade para aplicar as leis. O Imperador é o anseio pela estabilidade, certeza e continuidade. Corresponde ao anseio pela civilização com a qual construímos casas, sistemas de aquecimento e de refrigeração para nos proteger do calor, do frio, da humidade; automóveis, aviões para se fazerem maiores distâncias com rapidez e conforto; escolas para assegurar o nível da educação.
Também nos pode apresentar um modo de agir tão pragmático que pode levar a exageros em forma de rigidez, falta de vivacidade e abuso de autoridade.
Exercício de Meditação - Sente-se confortavelmente, de preferência virado/a para sul. À sua frente coloque a carta do Imperador, sinta que está à frente do arquétipo do poder.
Faça várias respirações até se sentir completamente relaxado/a. Visualize diante de si o Imperador, forte, poderoso, um guerreiro, um conquistador absoluto, seguro de si próprio e das suas capacidades e conquistas.
Dirija-se até ao Imperador, peça-lhe licença para se aproximar do seu trono. Fale-lhe de tudo o que já conquistou até aqui e de tudo o que ainda deseja conquistar na sua vida profissional, material e sentimental. Dirija-se agora ao Imperador com as seguintes palavras: "Ó grande chefe, tu que detens o poder sobre todas as coisas, transmite-me um pouco do teu poder, a fim de que eu me sinta forte e seguro/a em todas as minhas acções e decisões. Que a tua energia flua através de mim para eu realizar todos os meus propósitos".
Visualize o Imperador a colocar-lhe o seu colar de ouro ao pescoço. Este colar representa a união e a força num só. Ele também lhe dá o seu ceptro de poder e o coloca na sua mão direita. Desfrute deste momento e sinta-se capaz, como o Imperador. Tem agora em si o poder de realização, de estabilidade e de domínio sobre a sua vida e tudo à sua volta.
Agradeça e devolva ao Imperador o colar e o ceptro. Guarde em si o poder transmitido pelo Imperador. Despeça-se e saia da sua presença. Aos poucos saia da meditação.
Afirmações (conselhos) para O Imperador
- Tenho total poder interior e equilíbrio sobre as minhas emoções. Ultrapasso todos os obstáculos e limitações da vida, com firmeza.
- Eu sou a força de vontade.
- Eu sou a perseverança.
Eu sou a estabilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário